Concluído no CHULC o restauro de Painéis de Azulejos
Os últimos trabalhos de intervenção no património azulejar do Centro Hospitalar foram concluídos recentemente com a aplicação de algumas réplicas de azulejos em falta, ainda com a colaboração de Ana Semeano, técnica especialista de Conservação e Restauro.
As réplicas aplicadas, tanto no Hospital dos Capuchos como no Hospital de S. José, foram adquiridas graças ao apoio da Liga dos Amigos do Hospital dos Capuchos – LAU.
No Hospital dos Capuchos foram colocadas réplicas de três azulejos que se encontravam em falta, o que permitiu recuperar a integridade e a leitura da base do Relógio de Sol.
No túnel da Porta do Carro, no Hospital de S. José, concluiu-se a intervenção do painel de azulejos de majólica, policromado, figurando Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. Depois do preenchimento de lacunas ao nível do vidrado e da sua reintegração cromática, foram aplicadas quatro réplicas que permitiram completar o desenho do painel. Sublinha-se que os azulejos agora repostos já se encontravam ausentes nas fotografias mais antigas que se conhecem e que datam da década de 50 do século passado, sendo finalmente possível apreciar a beleza intemporal do conjunto completo.
No Hospital de Santa Marta, terminaram igualmente os trabalhos no painel de azulejos do altar-mor da Igreja. Recorrendo-se a azulejos que, fazendo parte do painel, se encontravam dispersos noutros locais, foi possível aumentar a superfície do padrão exposto. Este painel agora recuperado constituí uma moldura de dignidade para a lápide de D. Helena de Sousa, patrona da Capela-mor da igreja do antigo Convento de Santa Marta, ali colocada em 1598.
*fotos cedidas pelo Gabinete do Património Cultural
07-11-2022